Contato: (16) 3664-5088/ 2100

Fertilizantes para Agricultura

fertilizanteOs fertilizantes são feitos com diversas composições químicas para suprir as necessidades dos vegetais, e são usados para que as plantações cresçam saudáveis e em abundância. Alguns elementos químicos são indispensáveis para o crescimento de uma planta, são eles: potássio, carbono, magnésio, hidrogênio, oxigênio, cálcio, nitrogênio, fósforo, magnésio, etc.

Importantes

Muitos desses elementos estão disponíveis no meio ambiente, e assim as plantas podem consumi-los de acordo com a sua necessidade, mas outros elementos como o nitrogênio, por exemplo, mesmo estando disponíveis de forma natural, as plantas não são capazes de absorvê-los e para suprir essa necessidade são usados os fertilizantes.
Antes de se fazer uso de qualquer fertilizante ou adubo, é necessário analisar o solo para poder optar por um tipo específico, e no caso de uma grande plantação com o auxilio de um especialista, como um engenheiro agrônomo, para evitar o uso excessivo, que pode até ser danoso para a plantação.
Tipos de Fertilizantes
Existem dois tipos de fertilizantes, os minerais e os orgânicos. Basicamente, os minerais contêm substâncias químicas e os orgânicos são totalmente naturais.
Os fertilizantes minerais são retirados das minas naturais e passam por transformações em laboratórios químicos, eles podem conter um ou mais elementos. Os principais elementos usados para a fertilização mineral são potássio, nitrogênio e fósforo. Ao serem aplicados nas plantas, são naturalmente absorvidos ou passam por algumas mudanças para serem totalmente assimilados. E podem ser encontrados em pó, grânulos ou farelos.

Minerais

Os fertilizantes orgânicos são retirados da própria natureza, e podem ter origem animal ou vegetal. Mas antes de serem usados precisam passar por uma transformação e se tornarem minerais, pois as plantas não são capazes de absorvê-los na forma orgânica, o que os torna mais lentos que os inorgânicos. Esse tipo de fertilizantes é usado principalmente em pequenas hortas, feitas em quintais. Os principais resíduos naturais usados para fertilizar, são: esterco de galinha ou curral, resíduos de matadouros, folhas, etc.
Como Fazer Seu Fertilizante Orgânico
Muitos agricultores preferem fertilizar suas hortas e plantações com compostos orgânicos, além de mais barato, ainda não prejudica o meio ambiente e os vegetais se tornam muito mais saudáveis.
Em primeiro lugar, deve se destinar uma parte do solo para formar sua composteira. Para que não tem espaço disponível, pode usar um caixote ou vaso, tudo irá depender da quantidade de fertilizante você precisa. Deposite o material orgânico que tiver em um buraco na terra, vá alternando em camadas de material orgânico e terra, e por fim deixe coberto pela terra. Mantenha esse local sempre úmido para a decomposição acontecer mais rapidamente.

Material

Seguindo todos os passos, seu fertilizante orgânico ficará pronto dentro de 90 a 120 dias e pronto para o uso e você poderá plantar seus vegetais que crescerão naturalmente saudáveis.

Por Heloisa Prado